Páginas

Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dez Dicas do que "NAO" Fazer na Educação Alimentar das Crianças

1. Dizer Sempre Sim: A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Escolha um dia por semana e situações em que podemos ser mais liberais.
2. Lanches Fora de Hora: O ideal são 6 refeições diárias, evite as famosas beliscadas fora desses horários.
3. Oferecer Comida Como Recompensa: “Tome toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.
4. Ameaçar Castigos para Quem Não Cumpre o Combinado: “Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso só vai aumentar a rejeição por saladas.
5. Brincadeiras à Mesa: Evite o famoso aviãozinho. Muito mimo é igual a muita manha.

6. Ceder ao Primeiro “Não Gosto Disso”: A criança tem a tendência de dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada. Vale até comer com a mão para experimentar.
7. Substituir Refeições: Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.
8. Tornar a Ida a Uma Lanchonete, Um Programão: A comida de casa fica meio sem graça.
9. Servir Sempre a Mesma Comida: A criança gosta de iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vão faltar nutrientes e fibras.
10. Dar o Exemplo: Não adianta mandar seu filho tomar sucos enquanto você só toma refrigerantes.

Um comentário: