Páginas

Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Alimentaçao na Hipertensao





A hipertensão é um mal silencioso. A ausência de sintomas bem definidos retarda o diagnóstico da doença que, muitas vezes, é feito somente quando problemas mais sérios aparecem.


Entre as influências nutricionais na hipertensão arterial, o sal é sem dúvida o fator mais importante, uma vez que seu excesso na dieta influencia diretamente no agravamento da doença. Logo, comer menos sal faz parte da prevenção da hipertensão arterial e também do seu tratamento.

Use o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais como alho, salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho. Evite temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho shoyo e caldos concentrados. Cuidado com as conservas como picles, azeitonas, aspargos, patês e palmito; enlatados como extrato de tomate, milho verde e ervilha (alimentos conservados em sal), batata frita e amendoim salgado. Evite carnes salgadas como bacalhau, charque, carne-seca e defumados; e nunca tenha saleiro à mesa.

Além dos cuidados com o consumo de sal, o paciente hipertenso deve ser estimulado a seguir uma dieta balanceada, privilegiando frutas e verduras, carne magra, laticínios desnatados, grãos e cereais.

É importante destacar que a dieta é apenas uma das medidas para controle da pressão do hipertenso. Ela deve ser acompanhada da adoção de outros hábitos de vida saudável tais como: prática de atividade física regular, abandono do tabagismo, ingestão moderada de bebidas alcóolicas, controle do estresse e manutenção do tratamento medicamentoso quando houver prescrição médica para tal.