Páginas

Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dez Alimentos para Ganhar Músculos

     Quem pratica exercícios,  sabe a importância de uma alimentação balanceada e dos componentes que favorecem o surgimento de massa muscular, já que o levantamento de peso gasta muita energia.  Por este motivo, para conseguir aquela tonificação,  a dieta deve conter também doses saudáveis de proteína, carboidratos, além de vitaminas e minerais.

Veja o que não pode faltar:

1) Peixes – Alimento importantíssimo para a construção muscular. Os peixes possuem w3 e é uma ótima fonte de Vitamina D .

2) Frangoalimento básico para fortalecimento muscular. A relação proteína x gordura torna o frango um ótimo alimento para a construção muscular.

3) Ovoscomponente-chave da dieta de qualquer homem. Cada ovo vem carregado com cerca de 5 gramas de proteína ao custo calórico muito baixo. Além disso, a proteína dos ovos é utilizada de forma mais eficiente para o crescimento muscular.

4) SojaOs benefícios de fortalecimento muscular proporcionados pela soja simplesmente não podem ser comparados a qualquer outro vegetal. Apenas um copo de soja cozida contém mais de 20 gramas de aminoácidos. A soja também está recheada com outras vitaminas e minerais importantes, tornando esta uma alternativa à carne.

5) Carne bovina - A carne está repleta de vitamina B12, zinco e ferro - que são importantes para o crescimento muscular e desenvolvimento.

6) Leite com chocolate - Fornece todos aminoácidos essenciais . Existem diversos produtos de suplementação que levam como princípio o leite e a mistura com chocolate, morango ou baunilha.

7) Ostras - as ostras estão entre os segredos dos especialistas em fisiculturismo. Apenas 100 gramas de ostras cozidas oferecem mais de 20 gramas de proteína, com apenas cinco gramas de gordura. Ostras também, são excelentes fontes de zinco, quando comparadas a qualquer outro alimento. Assim como o magnésio, o zinco é um mineral que é essencial para a síntese protéica.

8) Queijo Cottage - A maioria dos fisiculturistas sérios inclui queijo cottage entre os alimentos mais importantes na construção muscular. Para entender o motivo, basta ler o rótulo do produto. Apenas 1/2 xícara de queijo cottage oferece 14 gramas de proteína em apenas 80 calorias, com menos de 2 gramas de gordura.

9) AmêndoasApenas ¼ de xícara deste alimento contém cerca de 8 gramas de proteínas, 2 gramas a mais do que um ovo. Protegem o coração, pois aumentam o colesterol bom (HDL ) e possuem magnésio.

10) Quinoa - Rica em proteína completa, com todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano. Este alimento sem glúten é fácil de digerir e é rico em magnésio, fibras e ferro.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Alimentos Especiais para a Saúde e Beleza da Mulher

1. Soja contra o câncer de mama: o grão é rico em isoflavona, composto inibidor da ação de enzimas ligadas ao desenvolvimento desse tipo de câncer. Além disso, o nutriente auxilia na contenção dos sintomas da menopausa.
Quanto você precisa: uma porção de 30 gramas (uma colher da de sopa) por dia.
2. Banana para diminuir a ansiedade: a vitamina B6 contida na fruta participa do metabolismo de neurotransmissores que trazem sensação de bem-estar. Além disso, banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina.
Quanto você precisa: uma banana por dia.
3. Fígado para a fertilidade: o ácido fólico presente na carne promove a renovação celular e ajuda desde a fecundação até o fim da gestação. Além disso, ele auxilia na formação do sistema nervoso do feto e reduz o risco de aborto nos três primeiros meses. Soja, vegetais verde-escuros e levedo de cerveja também são ricos em ácido fólico.
Quanto você precisa: um bife de fígado de três a quatro vezes por semana, assim que você começar a tentar engravidar e até o terceiro mês de gestação. Se você não gosta de fígado, intensifique o consumo de brócolis ou espinafre.
4. Castanha-do-pará para uma pele de pêssego: a oleaginosa contém um micronutriente chamado selênio, que possui ação antioxidante ao combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. O nutriente também ajuda a proteger a pele dos danos do sol e posterga os efeitos do tempo, melhorando o aspecto e a elasticidade.
Quanto você precisa: por ser calórica, fique de olho na quantidade. Uma ou duas unidades por dia já são suficientes.
5. Brócolis para cabelos cheios de vida: o zinco presente no legume é um micronutriente essencial para a reprodução celular, até mesmo das células capilares. A perda de fios de cabelo em excesso pode ser por falta desse nutriente.Cozinhe o brócoli no vapor, pois o calor excessivo faz que ele perca suas propriedades mais importantes.
Quanto você precisa: uma xícara (chá) diariamente.
6. Melancia para eliminar os furinhos: assim como o abacaxi, esta fruta tem alto poder diurético, que ajuda a mandar as toxinas para o espaço! A celulite tem várias causas, como falta de exercícios, hormônios desregulados ou hereditariedade. Mas dá para ajudar no combate com a alimentação. A melancia também é riquíssima em água e vitaminas,essenciais no combate à celulite. Não esqueça também de diminuir o consumo de sal, que provoca retenção hídrica e piora o aspecto dos furinhos indesejados. Cafeína, álcool e nicotina também são venenos para a pele.
Quanto você precisa: coma uma fatia diariamente.
7. Atum contra a flacidez: o consumo de proteínas magras estimula a produção de colágeno, que é responsável por formar as fibras que dão sustentação à pele. Nosso organismo a produz naturalmente, mas, depois dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual. Com a menopausa e a queda brusca dos níveis de estrogênio, a produção de colágeno cai para 35% do necessário e é aí que a flacidez vem com tudo.
Quanto você precisa: coma um filé do peixe duas vezes por semana.
8. Amora para unhas quebradiças: o silício presente na frutinha age na formação da pele, membranas, unhas e cabelos. Geralmente esquecido, este nutriente é necessário para o bom funcionamento de uma importante enzima, chamada prolil-hidroxilase. Esta enzima ajuda na formação do colágeno e na revitalização das unhas. Quanto você precisa: uma xícara (chá) todos os dias.
9. Lentilha para acabar com a TPM: aqueles sintomas nada agradáveis que acompanham esse período do mês estão relacionados com a baixa de cálcio e vitamina B6 no organismo. A lentilha, bem como carnes, grãos integrais e levedo de cerveja, é fonte de vitamina B6. Quem toma pílula anticoncepcional precisa ter cuidado extra. Pesquisa da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, descobriu que mulheres que fazem uso dela por um período longo têm maior deficiência de vitamina B6 no organismo.
Quanto você precisa: duas colheres (sopa) durante o período.
10. Leite para dormir bem: não é apenas mito. Aquele leitinho morno, antes de dormir, realmente ajuda a relaxar e a pegar no sono. O aminoácido triptofano, presente no leite, aumenta no cérebro a quantidade de serotonina, neurotransmissor importante para o relaxamento. Um estudo publicado no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition só atestou o que nossas avós já sabiam: o leite não apenas diz ao seu cérebro para ele dormir, como também faz que você acorde no outro dia mais disposta. "Qualquer líquido morno ou quente dá a sensação de plenitude no estômago, o que ajuda a relaxar", acrescenta a nutricionista Érika Yuri.
Quanto você precisa: um copo de leite morno antes de dormir.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dez Dicas do que "NAO" Fazer na Educação Alimentar das Crianças

1. Dizer Sempre Sim: A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Escolha um dia por semana e situações em que podemos ser mais liberais.
2. Lanches Fora de Hora: O ideal são 6 refeições diárias, evite as famosas beliscadas fora desses horários.
3. Oferecer Comida Como Recompensa: “Tome toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.
4. Ameaçar Castigos para Quem Não Cumpre o Combinado: “Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso só vai aumentar a rejeição por saladas.
5. Brincadeiras à Mesa: Evite o famoso aviãozinho. Muito mimo é igual a muita manha.

6. Ceder ao Primeiro “Não Gosto Disso”: A criança tem a tendência de dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada. Vale até comer com a mão para experimentar.
7. Substituir Refeições: Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.
8. Tornar a Ida a Uma Lanchonete, Um Programão: A comida de casa fica meio sem graça.
9. Servir Sempre a Mesma Comida: A criança gosta de iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vão faltar nutrientes e fibras.
10. Dar o Exemplo: Não adianta mandar seu filho tomar sucos enquanto você só toma refrigerantes.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Chás para o Verão

     O verão chegou com tudo e o consumo de bebidas aumenta sem sombra de dúvidas, mas muitas vezes não pensamos nos chás como uma opção de bebida refrescante......
     Por que não??
   Existem vários tipos de chás que poderíamos incluir no nosso dia ensolarado, dois deles merecem destaque:
    Chá de hibiscus (rosélis): As flores e os botões são usados neste chá. O seu sabor e aroma lembram muito frutas vermelhas tais como amora e  framboesa, gostinho levemente azedo, não amargo e uma coloração avermelhada. Pode ser consumido frio ou gelado. Além do seu sabor refrescante, tem diversas propriedades, tais como antioxidante, antiinflamatória, digestiva, diurética além de ajudar no processo do emagrecimento também!
    Chá de hortelã: Largamente conhecido por sua versatilidade, usado na culinária como tempero ou então na forma de chá. Sabor refrescante e aroma agradável, ideal para o verão. Tem ação tônica, estimulante, refrescante e digestiva. Pode ser consumido isoladamente ou com suco de frutas cítricas tais como o abacaxi.