Páginas

Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Alimentaçao e Atividade Fisica

A alimentaçao desempenha um papel importante na atividade fisica, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessarios que irão variar de acordo com o tipo de exercicio e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.
Muitos indivíduos, ao iniciarem a prática de atividade física possuem dúvidas sobre quanto devem ingerir de carboidratos e proteínas. Às vezes, exageram na quantidade desses nutrientes visando ser o melhor. Porém, os praticantes de atividade física devem ter uma alimentaçao balanceada, que contenha carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais na quantidade adequada. Devem consumir diariamente cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, carnes, leite e derivados.
A dieta de um praticante de atividade fisica, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (pães, batata, macarrao, arroz...), que servem de matéria prima para a produção de glicogênio muscular que é a primeira e principal fonte de energia utilizada durante o exercício. Pelo fato dos estoques musculares e hepáticos serem limitados, a reposição de carboidratos deve ser feita de forma constante. Antes do exercício, deve-se ingerir uma refeição (03hs antes) ou um pequeno lanche (01hr antes) contendo alimentos ricos em carboidratos, respeitando a duração do treino. Logo após o término da atividade, o carboidrato também deve ser ingerido para que os estoques de glicogênio sejam rapidamente repostos, beneficiando a recuperaçao que passa a ser mais acelerada, preparando os músculos para atividades subsequentes. A ingestão de proteínas, deve manter a proporção máxima recomendada para indivíduos saudáveis que é de 15% em relação ao valor calórico total da alimentação diária. Os alimentos protéicos (ovos, leite, carne, iogurte, queijos...), não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada e, com isso, provocarem desconforto estomacal durante o exercício.
O uso de suplementos, deve ser feito somente sobre prescrição médica ou nutricional, pois somente em casos específicos é necessária a suplementação. Muitas pessoas consomem suplementos por conta própria visando o aumento rápido da massa muscular, mas não sabem que a ingestão inadequada de alguns nutrientes, como a proteína, podem sobrecarregar os rins, podendo trazer problemas renais futuros e demais problemas à saúde.
Por último, não podemos esquecer da hidratação que é fundamental para um bom desempenho físico, devendo ser adequada conforme o tipo e o período do exercício praticado. Procure ingerir líquido a cada 15min de exercício e, após a atividade física, continue se hidratando até que se reponha todo o líquido eliminado durante a atividade física.
" Proteja-se, e tire da alimentação o que ela tem de melhor para lhe oferecer, sem riscos!!"